Jacinta Escudos, nascida em San Salvador, é uma escritora cuja obra inclui romances, contos, poesia, não-ficção criativa e crônicas jornalísticas publicadas em jornais da América Central como La Nación (Costa Rica), La Prensa Gráfica (El Salvador) e El Nuevo Diario (Nicarágua). Embora ela escreva principalmente em espanhol, ela é fluente em inglês, alemão e francês, tendo trabalhado como tradutora por vários anos. Ela viajou extensivamente e viveu em vários países da América Central e na Europa. As pluralidades dessas fusões culturais e geográficas se manifestam em sua produção literária e pensamento intelectual. Seu romance, A-B-Sudario (Alfaguara, 2003), recebeu o Prêmio Centroamericano de Ficção Mario Monteforte Toledo (Prêmio Centroamericano de Novela Mario Monteforte Toledo). Ela também recebeu residências de La Maison des Écrivains Étrangers et des Traducteurs em Saint-Nazaire, França e Heinrich Böll Haus em Langenbroich, Alemanha.
Embora seja um autor prolífico com muitas publicações, a maioria da obra de Escudos permanece inédita. Apesar dos meios frequentemente limitados de circulação literária na América Central, alguns dos trabalhos inéditos de Escudos foram reconhecidos. Em 2002, por exemplo, Escudos ganhou um concurso nacional em El Salvador, o Décimo Concurso Literário Anual de Ahuachapán (Décimos Juegos Florales de Ahuachapán) por seu livro Crónicas para sentimentales.
A voz narrativa de Escudos se envolve com formas e técnicas experimentais. Essa experimentação é intencional, que estrutura e situa seu trabalho pela abertura de possibilidades em relação à individualidade e ao espaço. Essa voz narrativa e sua relação com outros mapas literários é demonstrada na atual participação de Escudos na blogosfera. Seu blog oficial, Jacintario, é uma mídia atualizada regularmente – uma extensão da escrita de Escudos que funciona como uma forma de expressão diária onde a voz e o conteúdo do autor variam. Como revista cultural online, Jacintario contribui para a blogosfera não apenas por ser uma produção de uma eminente figura literária, mas pelo imediatismo e acesso que o blog oferece em relação a um gênero em formação.
PUBLICAÇÕES
–Maletas perdidas (crónicas de viaje), libro electrónico (autopublicación), San Salvador, 2018.
–Maletas perdidas (crónicas de viaje), Los Sin Pisto, San Salvador, 2018.
–El asesino melancólico (novela), Alfaguara, México, 2015.
-Crónicas para sentimentales (cuentos), F&G Editores, Ciudad de Guatemala, 2010.
–El Diablo sabe mi nombre (cuentos), Uruk Editores, San José, Costa Rica, 2008.
–A-B-Sudario (novela), Premio Centroamericano de Novela “Mario Monteforte Toledo” 2002, Alfaguara, Guatemala, 2003.
–Felicidad doméstica y otras cosas aterradoras (cuentos y crónicas), Editorial X, Guatemala, 2002.
–El desencanto (novela), Dirección de Publicaciones e Impresos, San Salvador, El Salvador, 2001.
–Cuentos sucios (cuentos), Dirección de Publicaciones e Impresos, San Salvador, El Salvador, 1997.
–Contra-corriente (cuentos), UCA Editores, San Salvador, El Salvador, 1993.
–Apuntes de una historia de amor que no fue (novela corta), UCA Editores, San Salvador, El Salvador, 1987.